domingo, 13 de setembro de 2015

13 de Setembro de 1501: 'David' Ganha Forma




A 13 de Setembro de 1501, o escultor italiano Michelangelo (Miguel Ângelo) começou a esculpir a estátua de David. 

Michelangelo  di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em 1475 e desde cedo foi sendo aprendiz de vários artistas em Florença. Caiu em graça à família Medici, conhecida pelo seu apoio nas artes. Eventualmente residiu até na casa de Lorenzo de Medici.
Viajou por Itália, vivendo em Bolonha e em Roma, sempre aperfeiçoando a sua técnica. 
A 'Pietà', também por si esculpida, em 1497, cimentou a sua fama, e quando voltou a Florença, nos primeiros anos do século XVI, produziu a sua obra-prima - 'David'. Os soberanos italianos pediram que Michelangelo criasse uma estátua do herói bíblico, retratando-o como o símbolo da liberdade de Florença. 
Michelangelo fê-la a partir de mármore, passando dois anos a esculpir a grandiosa estátua, a qual foi revelada ao público em Setembro de 1504.
Entre 1508 e 1512, Michelangelo pintou o tecto da Capela Sistina, no Vaticano, feito que o imortalizou como um dos mais célebres artistas italianos, na altura, e mundiais, hoje.
A estátua de David está actualmente exposta na Galeria de Belas Artes de Florença e, todos os anos, atrai milhares de visitantes. E nós não podíamos deixar de assinalar esta tão célebre data!









Até ao próximo post!



1 comentário: